domingo, 24 de novembro de 2013

Quero sossego: o que fazer?

Relacionar-se consigo mesmo, ser sua melhor companhia. A autora de best sellers Cheryl Richardson diz em um de seus livros que “em nossa cultura, voltar os olhos para dentro é como desafiar a gravidade. É fazer o oposto daquilo que o mundo inteiro espera que você faça”. Para ela ( e muitos outros estudiosos das doenças psicossomáticas) a falta de relacionamento consigo mesmo afeta todas as outras áreas da sua vida, desde seu sucesso profissional até os relacionamentos amorosos, a capacidade de ser feliz e de ter uma vida plena de significado.

Mas você pode mudar o "jogo".  Para isso pare, respire. Muito bem! Domine-se. Agora pense em alguma coisa que quer muito, mas que não seja “material”. Por exemplo: quero poder não fazer nada, deitar no sofá da minha casa e ler um livro (um romance, claro – nada de ler assuntos relacionados ao trabalho ou noticias do dia a dia). Faça isso pelo menos três vezes por semana, por 10 minutos a cada vez. Tem que ser intercalado. Não pode ser no mesmo dia e nem em dias consecutivos.
São 10 minutos. Se passar, não tem problema. Mude o ciclo. Assuma o controle sobre você e permita-se experimentar o sossego. Quebre o paradigma de que sossego é sinônimo de não fazer nada.
Para isto você está proibido de dizer que não consegue, que não vai ter tempo. Use uma frase afirmativa. Por exemplo: vou ler 10 minutos do livro X. Vou andar 10 minutos na rua. Vou bordar... Enfim, escolha coisas que te tragam satisfação. Que te alimentem a alma, se podemos dizer assim. A meta é chegar a 30 minutos, três vezes por semana.

Com essas atitudes ou semelhantes você vai reduzir seu nível de ansiedade, voltar a ter momentos de paz e sossego e certamente se sentirá mais feliz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário