sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Carreira em boicote

Você já notou que temos a tendência em transformar vontades em exigências ou obrigações? E que, com isso, criamos expectativas? Por exemplo: “Eu gostaria de ser uma pessoa bem sucedida” muda para “Eu tenho que conseguir ter sucesso profissional”; “Seria bom que eu tivesse o que eu quero” muda para “Tenho que ter o que quero”. Com isso, o que acontece? Quando as expectativas não se concretizam − e geralmente não se concretizam porque são exigências − surge a frustração, muitas vezes acompanhada de sentimentos de depressão, desânimo, impaciência, entre outros.

Em consequência disso pensamos: “Minha vida é uma droga”,“Eu não sirvo para nada”. Imposições dogmáticas e absolutas criam o pessimismo, a intolerância e, a insatisfação consigo mesmo e com os outros, chamadas pelo psicólogo Albert Ellis de convicções irracionais.

Como transformar convicções ou crenças irracionais em preferências ou novas filosofias? Desafiando a base da crença. Assim, pergunte-se: por que pode ser tão ruim se eu não tiver sucesso profissional? Veja, não que você não possa ter em algum momento, por algum tempo, mas acreditar que a vida profissional é sucesso, e que quando isso não ocorre se lamentar, é irracional. Nada pode ser 100% ruim.

O sucesso profissional depende de você, do mercado e da empresa. Se ele não acontecer por que você deveria se culpar ou responsabilizar pela totalidade? Por que você deveria ficar “mal”, deprimido, achando-se “um lixo” quando em algum momento da sua vida o sucesso não ocorreu? Você com certeza já teve momentos de sucesso, mas quando usamos a crença irracional, momentos de insucesso transformam-se na totalidade e todo o resto fica como que esquecido.

Podemos ser felizes ou simplesmente nos sentirmos bem se evitarmos carregar fardos de expectativas e crenças que não serão atendidas. Não serão porque são crenças e crenças são pensamentos rígidos, não permitem perceber que sempre conseguimos dar passos e que esses têm seu tamanho e importância.

Além dos estados de frustração, usar convicções ou crenças irracionais produz sentimentos de impotência, insatisfação e baixa estima. Isso porque, ao ficarmos deprimidos ou nos sentindo um “lixo” por não termos conseguido ter sucesso, nos cobramos sair desse estado. Veja o que acontece: fico triste porque não consegui ter o sucesso que tinha por expectativa e me achando incapaz porque fiquei deprimido e não conseguido deixar de ficar. É um ciclo sem fim.


O que escrevi demonstra que optamos por reagir às adversidades insistindo que elas não deveriam acontecer. Que tal experimentar reconhecer a crença e não usa-la para responder às adversidades? “O ser humano nasce com a inclinação de ser feliz e de se aborrecer e se atormentar” (Albert Ellis). A decisão é sua quanto ao ser feliz ou se aborrecer e se atormentar. Assuma a responsabilidade pela condução do seu pensamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário