quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Qualidade de vida x atividade fisica


Nesta semana iniciamos nosso bate papo falando sobre qualidade de vida. Ontem do que se trata este conceito e hoje vamos falar da importância da atividade física na promoção da nossa saúde e, consequentemente, da nossa qualidade de vida.

Quero ressaltar que estudos científicos comprovam que a atividade física regular, como andar pelo menos 30 minutos de 3 a 4 vezes por semana, tem impacto sobre a prevenção de doenças mentais tais como demência, depressão, ansiedade e sobre o estresse. Obviamente não se pode afirmar que a atividade física evita doenças mentais ou estresse, mas pode-se afirmar que têm correlação, ou seja, existe relação comprovada entre atividade física e a existência ou não dos distúrbios mencionados. Dessa forma, fica claro, temos que encontrar uma forma de promovermos atividade física.

Deve-se, assim, evitar o sedentarismo. Você pode fazer isso com pequenas ações tais como subir escada, andar sempre que a distancia for de quarteirões. Vá a padaria ou farmácia andando. Pela manhã ou à noite, faça alongamento. Quinze minutos já são benéficos. Se, além desses 15, você andar até o trabalho, subir alguns degraus e fazer alongamentos durante suas atividades no trabalho, terá ainda mais benefícios. Já é um começo e você já vai colher frutos no médio prazo se mantiver a frequência.

Como você pode notar, qualidade de vida se constrói ao longo do tempo. Não é fazendo atividade física um mês que você a terá, mas sim mudando sua mentalidade para sua promoção. O que inclui alimentação, sono, lazer, entre outras ações. Falaremos sobre elas outro dia. Hoje é o dia da atividade física.

Lembre-se: nosso cérebro geralmente fica sobrecarregado com tanta atividade mental, que a maioria de nós deve fazer no trabalho. Assim, é fundamental criar o contraponto por meio da atividade física que vai ajudar no equilíbrio entre o uso de mente e corpo. Com o tempo procure aumentar a intensidade e frequência da sua atividade física. Você, sua família e seus amigos só vão ganhar com isso porque quando nos sentimos melhor, vivemos e convivemos melhor.



Muitos de nós temos dificuldade em dar inicio a programas de atividade física (entre outros). Mas podemos lançar mão de profissionais que nos ajudem. O coaching (que abordarei futuramente) é uma atividade que ajuda a pessoa a desenvolver comportamentos que ela acha importante mas que não consegue.

Lembre-se: sua saúde é o bem mais importante que você tem. Sem ela, ter dinheiro e bens materiais de nada adianta. Cuide de você. Peça ajuda se precisar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário