segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Para onde o trabalho está te levando?

Para ajudar a refletir sobre qualidade de vida e trabalho podemos, também, reavaliar o papel do trabalho nas nossas vidas.

Na semana retrasada falei que estamos sempre buscando mais e mais, e nem sempre valorizando o que temos. Como o resultado do trabalho, do ponto de vista financeiro, é o que favorece a aquisição de bens, muitas pessoas “se matam” de trabalhar para poder ter mais e mais. Compram uma coisa e já querem outra. Quando apresentam esse comportamento fazem da sua vida um peso já que não há trabalho que se faça que leve a ganhos infinitos. E essa postura favorece o "ter" muitas vezes compulsivo. Se você é um desses, deve procurar ajuda de um psicoterapeuta para voltar a ter sossego, se não for, talvez a questão seja o significado do trabalho para você.

O trabalho deve ter um significado e um sentido para nós. Se vai nos trazer satisfação, já atinge um dos aspectos da qualidade de vida: fazer o que se gosta de fazer e sentir-se útil e contributivo.

Assim, para se ter o equilíbrio entre qualidade de vida e trabalho, é importante entender que o trabalho é uma expressão da nossa natureza humana. Desta forma deve contribuir para que nos sintamos humanos, capazes, úteis, fazendo a diferença.



Isso só ocorre se você parar e refletir: qual a função do trabalho na minha vida? O que quero do meu trabalho? Qual a razão de eu levantar todos os dias para trabalhar? As respostas o ajudarão a redirecionar a função do trabalho na sua vida e certamente contribuirão para que você tenha ganhos de qualidade de vida. Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário