terça-feira, 22 de outubro de 2013

Mais sobre qualidade de vida

Sua qualidade de vida depende do fardo que você se coloca. Lide melhor com sua vida: assuma a sua parte e seja a melhor pessoa que você puder ser para ganhar em qualidade de vida. Aqui vai minha dica:

Todos nós queremos nos  sentir bem e, se possível, sempre. Se você dividir hipoteticamente a vida em três partes, sendo uma a sua, outra o meio em que você vive e a outra o(s) outro(s) com quem convive, pode concluir que 33% da responsabilidade por conseguir viver em paz é sua. Por isso, não adianta encontrar culpados. Comece por identificar o que são os seus 33%.
Para conhecer melhor esse seu percentual e atuar sobre ele buscando ser cada vez melhor nesse contexto você precisa desenvolver e praticar o autoconhecimento. Essa ação aumenta a probabilidade de você vir a ter autocontrole sobre você mesmo, direcionando melhor seus esforços, aumentando seus níveis de satisfação e promovendo sua qualidade de vida.
Agora que você já sabe disso você precisar tomar uma decisão. Nossa vida é única, é especial. Cuidar dos seus 33% é uma responsabilidade sua.

Porém, muitas vezes, é preciso procurar ajuda para conseguir o autoconhecimento, por mais estranho que isso pareça. Se você tiver dificuldade, pode lançar mão da psicoterapia que é um dos métodos que promove esse resultado. O processo terapêutico faz com que nos conheçamos mais, nos ajuda a tomar decisões para que abandonemos o passado e nossos fantasmas e nos orienta a nos aceitarmos como somos.
Fazer psicoterapia é um caminho. Existem outros. Mas a base deve ser o autoconhecimento, fundamental para vivermos a vida na sua plenitude, possibilidades e nuances e a cada dia sermos melhor do que fomos. Aproveite seus 33%, só você pode fazer isso! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário