segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Por que ter filhos?

Hoje e amanhã vamos falar de filhos. Quero provocar uma reflexão. Por que ter filhos? Por que temos filhos? Como devemos educar nossos filhos?



Por que ter filhos?

A maioria de nós não sabe porque ter filhos. Alguns, que considero mais lúcidos, por não saberem, não os têm. Outros têm filhos porque a mulher ou o marido querem, ou porque querem deixar um herdeiro, ou porque simplesmente acham que têm que ter porque faz parte de um casamento ter filhos.

Infelizmente a maioria dos motivos não têm base na vontade de ter um filho, o que faz muitas vezes que depois de ter tido, as pessoas têm dificuldade em se dedicar a ele.

Garantir o sustento financeiro para o filho enquanto dependente não é dedicar-se. Dedicar-se é ter tempo para o filho, dar atenção, ter paciência para esperar ele errar e ajudá-lo a (ele mesmo) encontrar o seu caminho.  É ser responsável no sentido de não impor sua vontade ou autoridade sobre um ser indefeso. É melhorar como pessoa a cada dia para aprimorar seu respeito pela individualidade do filho.  É ter amor pela criança querendo que ele dê certo. E se ele tiver dificuldade, fizer escolhas que possam vir a prejudica-lo, entender que é um direito dele já que o livre arbítrio é um direito de todos. Nesses casos, ajudar o filho a atravessar momentos difíceis procurando não criticar (até porque os pais erram como qualquer pessoa – porque os filhos não poderiam?).

Seria muito bom que as pessoas fizessem terapia antes de ter filhos e entendessem o que querem dessa decisão, o que querem desses filhos, pudessem entender melhor suas limitações enquanto seres humanos para compreender melhor o que é viver e assumissem a responsabilidade em efetivamente contribuir para que os filhos aprendam a viver.



Nenhum comentário:

Postar um comentário