sábado, 14 de dezembro de 2013

Você é um talento?

Talento é a pessoa que apresenta no seus comportamentos o resultado da combinação da sua capacidade de aprender, perceber o ambiente, desejo e caráter. Ela sabe pensar, sentir e agir na complexidade com intuição, sabedoria aplicando critério pessoal ao que faz e brilho nos olhos. Vibra com o que faz.

Pessoas com talento se sobressaem, se destacam. Parecem ser diferentes, únicas. As pessoas de talento assumem o compromisso pelo seu desempenho, resultados e aprendizado. Enxergam obstáculos como oportunidade. Muitas têm uma natureza firme, inquieta e podem parecer egoístas e difíceis de lidar, mas costumam pedir perdão embora mantenham essas características.

Com essa definição poucos têm talento e isso é real. Podemos contar nos dedos pessoas que conhecemos e que tem talento para alguma coisa (trabalho, musica, esporte etc.).

No mundo organizacional CEOs procuram identificar e reter talentos. Para isso devem saber o momento para falar com o talento – nem sempre estão prontos para ouvir. Em geral ouvem quando fracassam mostrando-se abertos a sugestões de como devem agir (e não de como não deve) na intenção de refletir na busca por reverter o fracasso exercitando suas competências. O talento quer “encontrar a solução sozinho o que é uma qualidade de um campeão” (Bob Brett- treinador de tênis).

E aqueles que não têm talento devem procurar desenvolver seu talento identificando-o e contratando um coach. Muitos CEOs não apresentam talento e sim capacidade de gestão na captação e gestão de talentos, e para aprimorar suas competências, segundo Roger Martin (professor em gestão estratégica e pesquisador em competitividade pela Universidade de Toronto) tem seu próprio coach para garantir o aproveitamento de suas competências e das pessoas de suas equipes.

Esse post foi escrito com base em matéria da Revista HSM de nov/dez 2013, p126-130).


Nenhum comentário:

Postar um comentário