sábado, 7 de dezembro de 2013

O mundo que nos cerca nos afeta a todo momento

Somos resultado da nossa genética e da nossa relação com o mundo: família, amizades, escolas, estado, país e todas as experiências sociais que temos a oportunidade de ter.  Cada um de nós tem uma história e essa historia é construída diariamente a partir das relações que estabelecemos e de que como damos significados a elas.

Essas nossas experiências afetam as construções das relações neurais do nosso cérebro. Esse processo é dinâmico e contínuo, estamos sempre aprendendo como resultado dessas relações e estabelecendo novas relações. Somos mudança em tempo real. Saber disso e tomar as rédeas dessa mudança pode nos ajudar a viver melhor porque, entre outros aspectos, estaremos flexibilizando o entendimento que temos das coisas, evitando pensamentos e sentimentos “fixos” e “viesados” que temos e que são resultado de experiências passadas e mal compreendidas. 




Precisamos tomar cuidado com as “certezas” e “verdades” que defendemos sobre nós e sobre os outros. Reflita, entenda e perceba que a vida é muito mais do que um pensamento tido como certo e um sentimento vivido como uma constante impedindo a experiência “fluida” do viver. 

A maneira como o mundo que nos cerca nos afeta pode estar sob seu entendimento, maior controle e decisão. Essa possibilidade pode ser obtida como resultado de um processo terapêutico ou que provoque seu autoconhecimento e reflexão sobre a vida em suas manifestações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário