sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Emoção: essencial nas nossas decisões

A ideia popular de que emoção interfere negativamente no pensamento foi refutada pela ciência. Então emoção e sentimento não são ruins, não fazem mal à saúde e muito menos à vida. Fazem parte do nosso aparato biológico visando à nossa sobrevivência e regulando nossas respostas para agirmos. 




Porém precisamos reconhecer e compreender nossas emoções e sentimentos por vários motivos. Dentre eles, podemos citar: conhecer nossas reações e a dos outros, inferir sobre como iremos reagir e aqueles que nos cercam também, compreender em parte (já que a construção de significados é histórica: desde a infância- veja os posts dessa semana) porque nos sentimos, como sentimos e agimos, como agimos e, com tudo isso,  fazermos melhores escolhas e podermos regular e adaptar melhor nossas respostas aos eventos diários.

Quantos de nós já nos sentimos sem controle sobre o que sentimos e temos a impressão de que somos dominados por nosso estado emocional? Para superar essa “situação” precisamos refletir sobre o que somos e porque somos de forma consciente e constante. Conseguiremos o autocontrole fazendo do autoconhecimento uma constante e do esforço por revermos nossas convicções uma meta diária. E, com o tempo, aumentaremos nosso autocontrole. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário