quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

O estresse de final de ano


22% dos americanos relatam um nível extremo de stress (dado de pesquisa da Associação Americana de Psicologia (APA) ' s 2011). Desconheço se alguma pesquisa como esta foi feita no Brasil, mas esta ilustra que, no final de ano, o nível de estresse aumenta. Talvez em função do balanço que fazemos, se cumprimos nossas metas... Além das preocupações com o que comprar para o Natal, com quem passar o Natal... E mais: o que fazer no próximo ano, como será o ano? E outras preocupações que você pode listar e que aumentam o seu nível de estresse.

Se você já está experimentando estresse em outras áreas de sua vida, você pode ser estar mais vulnerável ​​ao aumento da ansiedade durante os feriados de final de ano. A APA oferece estas dicas para ajudar a lidar com o estresse de final de ano. Como o artigo esta em inglês vou listar. Mas procure ler (mesmo usando um tradutor disponível na internet).

 

·         Tire um tempo para si mesmo: todos nós precisamos de algum tempo para recarregar as baterias.

·         Voluntário: pratique o voluntariado. Muitas pessoas sentem-se muito bem fazendo isso.

·         Tenha expectativas realistas: “uma caminhada se começa com o primeiro passo” (provérbio de autor anônimo).     

·         Procure apoio: fale com pessoas de sua confiança sobre suas dúvidas, conflitos e metas. Um bate-papo ajuda muito, porque faz com que processemos o assunto na cabeça e ouçamos a nós mesmos.

·         Procure um especialista (psicólogo, psiquiatra, coach, médico) se for preciso, nem que seja para um único atendimento.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário