terça-feira, 17 de dezembro de 2013

A relação indivíduo-profissional desempenha um papel importante nos processos de mudança


A mudança pessoal, profissional ou organizacional que estabelece uma sistemática que usa da figura de um terapeuta, mediador, consultor ou coach para que ocorra é mais eficaz.  Somos seres sociais e a relação interpessoal tem forte impacto nas nossas vidas. Essa relação, quando “positiva”, baseada em confiança e autoridade (conhecimento do profissional) aumenta a probabilidade de enfrentarmos nossas resistências à mudança.

Como escrevi ontem, mesmo que saibamos no que temos que mudar em nossa vida, que saibamos o quê “não vai bem” resistimos, evitando a mudança. Parece que “uma força maior” nos impede. Essa força é a resistência e o sentimento que temos que manter o controle sobre nossas vidas (mesmo que ela esteja fora de controle). Parece ilógico. E é. A mente humana é complexa.  

Dessa forma, o melhor é estabeleceremos relações que nos ajudarão a mudar por meio de profissionais ou não. Ou seja, podemos contratar alguém ou encontrar pessoas com as quais estabelecemos relação de parceria quanto aos objetivos e um ajuda o outro a mudar.
 

Mas lembre. A relação que promove mudança positiva deve estar pautada em aliança onde:

a) as pessoas da relação fomentem as qualidades umas das outras.

b) as qualidades ajudem a promover a mudança.

c) a experimentação é que contribui para com o aprendizado na realização das metas (falei sobre isso ontem).

d) o sucesso é reconhecido, as dificuldades compreendidas e o propósito reforçado.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário