sábado, 25 de janeiro de 2014

Liderando e motivando pessoas e equipes: a arte da flexibilidade


Já escrevi vários posts sobre liderança e motivação. Hoje vou unir os dois temas.

Liderar é mobilizar pessoas para um objetivo e motivar na verdade é manter as pessoas motivadas. Diferente do que alguns pensam, não motivamos as pessoas, mas sim as mantemos ou não motivadas.

Todos aqueles que são gestores em empresas, independente do tamanho ou área de atuação das mesmas sabe que precisa mobilizar as pessoas para o trabalho garantindo produtividade.

Fazer as pessoas trabalharem de 8 a 11 (ou mais horas) por dia é quase uma tarefa heroica. Não fomos feitos para trabalhar tanto tempo. A vida não deveria ser só (ou quase só) trabalho, mas tem sido. Daí que o gestor trabalha contra a natureza humana (o que inclui a sua).

Para tanto, ele precisa saber o que motiva cada um de seus colaboradores (veja posts dos dias 18 e 23/01) e atender as necessidades que cada um tem para que o estado motivacional se mantenha. As pessoas trabalham, antes de mais nada, para elas mesmas (deveria ser assim) – ou seja, para satisfazer alguma necessidade que têm (pode ser poder, realização, doação, contribuição social, etc.). Os meios (que estão, em parte, sob responsabilidade do gestor) vão viabilizar o atendimento do que elas procuram para se sentirem satisfeitas e felizes.

Nesse contexto, o gestor mobiliza a motivação das pessoas quase que de forma individualizada, o que requer flexibilidade e capacidade de lidar com a diversidade (de personalidade, valores, contexto da vida da pessoa, entre outros). Ser líder é mobilizar carreiras (falei sobre isso no dia 16/01).

Gestor: para liderar você tem que conhecer cada pessoa com quem trabalha e tratar cada uma de forma diferente: deve “olhar para fora” e diminuir drasticamente o impacto do seu querer sobre o outro promovendo carreiras. Autocontrole e foco no processo são ingredientes viabilizadores da liderança.


Um gestor líder usa 50% do seu tempo com sua equipe. O tempo restante deve dedicar às interfaces da sua área (clientes, mercado, estrutura: pares).

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