quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Liderança: gerenciando a mudança.

Liderança é um traço da personalidade de muitas pessoas. No entanto, para que essa liderança seja reconhecida pelo mundo empresarial a sua forma de atuação tem que estar alinhada à cultura da organização em que a pessoa trabalha. Já houve ocasiões em que ser liderar por meio da coerção e autoritarismo era reconhecido. Hoje não mais.

No século XXI o que as organizações voltadas para uma gestão competitiva esperam é que o líder gerencie mudança, ou seja, use da sua capacidade de influenciar pessoas e grupos para alcançar metas e objetivos por meio da inspiração, motivação e satisfação dos seus seguidores. Pesquisas apontam que esse tipo de liderança , conhecida na teoria como liderança transformacional, aumenta a probabilidade de retenção de talentos e promove menor estresse já que, entre outros aspectos, baseia-se na construção de confiança e da ética.

Cabe ressaltar que o exercício da liderança é contingencial. Assim cabe ao líder “navegar” de acordo com a necessidade da organização na promoção da mudança, em diferentes estilos o que significa que pode exercer o estilo transacional, o de mentor, o direto e até mesmo o autoritário quando a situação assim pede. Entender as necessidades das organizações para que mantenham seu estado competitivo, entender as características pessoais e profissionais de cada subordinado, reconhecer os desafios de cada projeto dos pontos de vista técnico e comportamental alinhando com a capacidade de entrega dos seus membros, antecipar necessidades entre outros aspectos é que faz do líder um líder reconhecido pela empresa e pelo mercado.

Liderar gerenciando mudanças é o desafio daqueles que querem estar em posições de comando (e permanecer nelas). Requer entendimento do assunto, da empresa, do mercado, de si mesmo e muito treino.


  






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