Existem
muitos textos e artigos publicados sobre competência. Dessa forma vou
compartilhar dois conceitos e duas classificações sobre competências que podem
ser encontradas no livro Gestão do Fator Humano: uma visão baseada nos
stakeholders/ Arilda Schmidt Godoy... [et al]; organizadoras Darcy Mitiko Mori
HInashiro, Maria Luisa Mendes Teixeira e Laura Menegon Zccarelli. – 2a. ed. –
São Paulo: Saraiva, 2008, p. 224-226. Esse livro é muito bom!
Competência gerencial segundo Ruas: “capacidade de
mobilizar, integrar e transferir conhecimentos, habilidades e atributos a fim
de atingir ou superar desempenhos configurados nas atribuições, procesScheiso esse
que se consolida apenas em situação de trabalho” e na situação de trabalho onde
se apresenta. Portanto, depende da relação e interação do gestor com a cultura
organizacional onde atua devendo ser reconhecida por esse ambiente. Dessa forma
como destaca Zafarian o agir em competência “é tomar iniciativa e assumir a
responsabilidade em situações profissionais, utilizando-se de inteligência
prática, apoiada em conhecimentos e na capacidade de mobilizar pessoas”.
Competências gerencias para Edgard Schein:
Motivação e valores:
Implica o lado
emocional do trabalho gerencial e o grau de vontade que a pessoa tem em exercer
a atividade gerencial, grau de envolvimento com a carreira gerencial e grau de
conforto em realizar algumas tarefas e responsabilidades gerenciais.
Habilidade Analíticas:
Habilidade para identificar,
analisar e resolver problemas em situações nas quais as informações podem estar
incompletas ou incertas.
Habilidade Interpessoais e de Grupo:
Habilidade para
influenciar, supervisionar, liderar, manipular e controlar pessoas em todos os
níveis da organização para alcançar objetivos organizacionais mais eficientes.
Habilidades Emocionais:
Capacidade de ser
estimulado por crises emocionais e interpessoais em vez de ficar desestimulado,
capacidade de aguentar altos níveis de responsabilidade sem paralisar-se e
aptidão em exercer o poder sem culpa ou vergonha.
Competências gerencias para Spencer e Spencer:
Impacto e influencia:
Competência para
utilizar de forma sensata o impacto e a influencia para melhorar o
funcionamento da organização.
Orientação para resultados:
Envolvem a performance das pessoas para um bom
trabalho ou para competir em excelência.
Cooperação e trabalho em equipe:
Implica genuína
intenção em trabalhar cooperativamente com os outros, ser parte do time.
Pensamento analítico:
Diz respeito a
entender a situação, organizando em pequenas partes suas implicações.
Iniciativa:
Fazer mais do que
é requerido em uma tarefa; fazer algo que não foi solicitado, que vai melhorar
os resultados de sua tarefa e evitar problemas; ou encontrar e/ou criar novas
oportunidades.
Desenvolvimento de Pessoas:
A essência nessa
categoria é a intenção de desenvolvimento de pessoas e o efeito dessa intenção.
Confiança Pessoal:
É acreditar em si
e em sua capacidade de terminar as tarefas, confiança em lidar com crescente
mudança e em alcançar decisões ou forma opiniões.
Compreensão Interpessoal:
Competências sobre
habilidade de ouvir e entender os outros.
Comando/assertividade:
Competências que
expressam a intenção do individuo de fazer os outros compactuarem com seus
desejos.
Busca de Informações:
Competência em
esforçar-se para buscar mais informações sobre as coisas, pessoas ou assuntos,
não aceitando situações padrão.
Liderança:
Intenção em ser o
líder de uma equipe ou outros grupos.
Pensamento Conceitual:
Entender a
situação ou problema organizando os pedações, tendo uma visão macro da
situação.
Desenvolvimento Organizacional:
Habilidade em
trabalhar para construir ou manter amizade, relacionamento agradável ou redes
de contatos com pessoas que são ou podem ser um dia úteis para alcançar os
objetivos da organização.
Desenvolvimento de Relacionamentos:
Habilidade em
trabalhar para construir ou manter amizade, relacionamento agradável ou redes
de contatos com pessoas que são ou podem ser um dia uteis para alcançar os
objetivos da organização.
Adotar Ordens:
Capacidade em
adotar ordens.
Conhecimento Técnico:
Competência sobre
a parte técnica de um conhecimento especifico para uma tarefa e também
motivação para expandir, usar e distribuir o conhecimento com os outros.
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