quarta-feira, 1 de julho de 2015

Refletindo sobre competência sob a ótica de pesquisadores como Ruas, Schein e, Spencer e Spencer.

Existem muitos textos e artigos publicados sobre competência. Dessa forma vou compartilhar dois conceitos e duas classificações sobre competências que podem ser encontradas no livro Gestão do Fator Humano: uma visão baseada nos stakeholders/ Arilda Schmidt Godoy... [et al]; organizadoras Darcy Mitiko Mori HInashiro, Maria Luisa Mendes Teixeira e Laura Menegon Zccarelli. – 2a. ed. – São Paulo: Saraiva, 2008, p. 224-226. Esse livro é muito bom!


Competência gerencial segundo Ruas: “capacidade de mobilizar, integrar e transferir conhecimentos, habilidades e atributos a fim de atingir ou superar desempenhos configurados nas atribuições, procesScheiso esse que se consolida apenas em situação de trabalho” e na situação de trabalho onde se apresenta. Portanto, depende da relação e interação do gestor com a cultura organizacional onde atua devendo ser reconhecida por esse ambiente. Dessa forma como destaca Zafarian o agir em competência “é tomar iniciativa e assumir a responsabilidade em situações profissionais, utilizando-se de inteligência prática, apoiada em conhecimentos e na capacidade de mobilizar pessoas”.

Competências gerencias para Edgard Schein:

Motivação e valores:
Implica o lado emocional do trabalho gerencial e o grau de vontade que a pessoa tem em exercer a atividade gerencial, grau de envolvimento com a carreira gerencial e grau de conforto em realizar algumas tarefas e responsabilidades gerenciais.
Habilidade Analíticas:
Habilidade para identificar, analisar e resolver problemas em situações nas quais as informações podem estar incompletas ou incertas.
Habilidade Interpessoais e de Grupo:
Habilidade para influenciar, supervisionar, liderar, manipular e controlar pessoas em todos os níveis da organização para alcançar objetivos organizacionais mais eficientes.
Habilidades Emocionais:
Capacidade de ser estimulado por crises emocionais e interpessoais em vez de ficar desestimulado, capacidade de aguentar altos níveis de responsabilidade sem paralisar-se e aptidão em exercer o poder sem culpa ou vergonha.


Competências gerencias para Spencer e Spencer:

Impacto e influencia:
Competência para utilizar de forma sensata o impacto e a influencia para melhorar o funcionamento da organização.
Orientação para resultados:
Envolvem a performance das pessoas para um bom trabalho ou para competir em excelência.
Cooperação e trabalho em equipe:
Implica genuína intenção em trabalhar cooperativamente com os outros, ser parte do time.
Pensamento analítico:
Diz respeito a entender a situação, organizando em pequenas partes suas implicações.
Iniciativa:
Fazer mais do que é requerido em uma tarefa; fazer algo que não foi solicitado, que vai melhorar os resultados de sua tarefa e evitar problemas; ou encontrar e/ou criar novas oportunidades.
Desenvolvimento de Pessoas:
A essência nessa categoria é a intenção de desenvolvimento de pessoas e o efeito dessa intenção.
Confiança Pessoal:
É acreditar em si e em sua capacidade de terminar as tarefas, confiança em lidar com crescente mudança e em alcançar decisões ou forma opiniões.
Compreensão Interpessoal:
Competências sobre habilidade de ouvir e entender os outros.
Comando/assertividade:
Competências que expressam a intenção do individuo de fazer os outros compactuarem com seus desejos.
Busca de Informações:
Competência em esforçar-se para buscar mais informações sobre as coisas, pessoas ou assuntos, não aceitando situações padrão.
Liderança:
Intenção em ser o líder de uma equipe ou outros grupos.
Pensamento Conceitual:
Entender a situação ou problema organizando os pedações, tendo uma visão macro da situação.
Desenvolvimento Organizacional:
Habilidade em trabalhar para construir ou manter amizade, relacionamento agradável ou redes de contatos com pessoas que são ou podem ser um dia úteis para alcançar os objetivos da organização.
Desenvolvimento de Relacionamentos:
Habilidade em trabalhar para construir ou manter amizade, relacionamento agradável ou redes de contatos com pessoas que são ou podem ser um dia uteis para alcançar os objetivos da organização.
Adotar Ordens:
Capacidade em adotar ordens.
Conhecimento Técnico:
Competência sobre a parte técnica de um conhecimento especifico para uma tarefa e também motivação para expandir, usar e distribuir o conhecimento com os outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário