sábado, 4 de abril de 2015

Felicidade: construa com sabedoria.


Em sendo um estado mental, é resultado da avaliação que fazemos da nossa vida. Para o autor felicidade seria resultado do “grau em que um indivíduo julga a qualidade global de sua vida de modo geral”, portanto um julgamento subjetivo da vida reconhecido pelo cérebro como felicidade.

Pesquisadores têm utilizado a Escala de Satisfação Com a Vida - ESCV (Satisfaction With Life Scale (SWLS) para medir estados de felicidade. Esta Escala esta validada e pode ser utilizada para avaliação da satisfação com a vida.

Abaixo você pode responder à ESCV e medir seu estado atual de felicidade. Você encontrará cinco afirmações com as quais pode concordar ou discordar, assinalando o item apropriado.

1. Na maioria dos aspectos a minha vida aproxima-se dos meus ideais.
1.concordo fortemente 2.concordo 3.concordo parcialmente  4.não concordo, nem discordo 5.discordo parcialmente 6.discordo 7.discordo fortemente

2. As condições da minha vida são excelentes.
1.concordo fortemente 2.concordo 3.concordo parcialmente  4.não concordo, n em discordo 5.discordo parcialmente 6.discordo 7.discordo fortemente

3. Estou satisfeito com a minha vida.
1.concordo fortemente 2.concordo 3.concordo parcialmente  4.não concordo, nem discordo 5.discordo parcialmente 6.discordo 7.discordo fortemente

4. Até agora eu tenho conseguido alcançar as coisas importantes que quero para minha vida.
1.concordo fortemente 2.concordo 3.concordo parcialmente  4.não concordo, nem discordo 5.discordo parcialmente 6.discordo 7.discordo fortemente

5. Se eu pudesse viver a minha vida de novo, não mudaria praticamente nada.
1.concordo fortemente 2.concordo 3.concordo parcialmente  4.não concordo, nem discordo
5.discordo parcialmente 6.discordo 7.discordo fortemente.

As respostas para cada item são então convertidas usando a fórmula 8-1, resultando em 5 valores que são somados para compor o escore final.

Este pode variar de 5 a 35, ou seja, de extremamente insatisfeito até  altamente satisfeito.

De 5 a 9 considera-se muito insatisfeito; 10 a 14: insatisfeito; 15 a 19: levemente insatisfeito; 20 nem satisfeito, nem insatisfeito; 21 a 25: levemente satisfeito; 26 a 30: satisfeito; 31 a 35: muito satisfeito.

Se você responder, por exemplo, para os 5 itens os seguintes valores:
Item 1) 2;
Item 2) 4
Item 3) 4;
Item 4) 3;
Item 5) 4.
Use a fórmula 8 menos o valor de cada item.
Fica assim:
Item 1) 6;
Item  2) 4;
Item  3) 4;
Item 4) 5;
Item 5) 4.

Depois some todos os resultados: 6 + 4 + 4 + 5 +4; resultado final igual a 23. Ou seja, você está levemente satisfeito com sua vida.

Para você melhorar seu estado de felicidade, escreva em um papel dois aspectos que traduzem cada uma das afirmações para as quais você deu uma nota. Por exemplo na afirmação “Na maioria dos aspectos a minha vida aproxima-se dos meus ideais” quais são dois dos seus ideais? Fazendo isso para as cinco afirmações você terá uma lista de 10 aspectos que interferem no seu estado de felicidade e portanto no seu estado mental de satisfação e bem estar. Para cada aspecto trace uma ação para elevar a pontuação.


Cuidado com as crenças disfuncionais. Já tratei sobre este tema em post anterior. Mas relembrando: são verdades em que acreditamos sem questionar. Por exemplo: “não consigo”. Questione a crença: a) quando não consegui? b) eu sempre não consigo? c) o que me leva a acreditar que não conseguirei? Feito isso, encontre uma solução para o que e como você vai fazer para aumentar a nota, evite pensar no problema (sempre). E coloque seu plano em ação. A cada dia de um passo. E quando atingir a nota desejada (o que aumentará, em muito, seu sentimento de felicidade), comemore.

Nenhum comentário:

Postar um comentário