sexta-feira, 24 de julho de 2015

Você é um atleta corporativo?


“O atleta corporativo deve equilibrar momentos de estresse com momentos de recuperação e descanso” afirma a consultoria. Sabe que o limite de suas conquistas esta nele mesmo, sendo pessoas altamente produtivas e saudáveis.

Como uma atleta esportivo, o corporativo deve treinar. Para isso deve:
a)promover o autoconhecimento,
b)ler artigos e livros que provoquem suas crenças (técnicas e humanas),
c)alimentar-se de forma saudável,
d)cuidar da saúde (check ups anuais),
e)manter atividade física regular,
f)manter atividade espiritual, e
g)dedicar tempo à família e amigos.
Para o que deve estabelecer e seguir um plano de ação (treino).

Com isso um atleta corporativo deve investir tempo em preparação, e quando estiver no ambiente corporativo aplicar toda sua energia em sua plenitude (como se fosse uma competição) em um determinado período de tempo. Neste caso, encontre o seu: pode ser duas horas consecutivas,  4 ou 6 horas. Mas após o pico de entrega e envolvimento (“momento do jogo”) deve descansar (recuperar) para o que deve identificar “espaços de recuperação” (pode ser dar um volta pela empresa ou mesmo na rua) – nesse caso cada um deve pensar suas opções. Trabalhar 8 horas seguidas não é produtivo. Deve-se manter intervalos para recuperação para garantir alta performance.


Tenho alguns clientes atletas corporativos. Mantém, de forma continua, um trabalho de coaching direcionado à gestão de suas carreiras onde são tratados os temas relacionados neste post. Dessa forma o “plano de treinamento” inclui iniciativas em todas essas perspectivas sempre tendo como premissas que: a) o sucesso profissional depende do autoconhecimento com autodesenvolvimento na busca por ultrapassar limites pessoais, e b) equilíbrio entre momentos de estresse e de recuperação é chave para manter níveis de ansiedade adequados aos desafios do trabalho. Cabe ressaltar que o plano de treino é individual – atende às perspectivas mencionadas, considerando respeitar as características de cada atleta.


Todos nós podemos nos tornar atletas corporativos. Cabe a decisão e o acompanhamento de um coach. Com isso, certamente, garantirá sucesso na carreira sob níveis de estresse “controlados”, evitando danos à saúde. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário