domingo, 29 de junho de 2014

Não confunda técnica com sentimentos.

Não confunda técnica com sentimentos.

Somos humanos o que nos faz, geralmente, interpretar os fatos que acontecem nas nossas vidas a partir de um ponto de vista pessoal. Assim, se achamos que o mercado não esta bom para se fazer negócios, que a economia está instável, que as pessoas são difíceis de lidar, que os jovens de hoje (geração Y) só quer saber de ganhar dinheiro rápido, e outros “jargões” que nos cercam (você pode enumerar aqueles que vêm a sua cabeça...) etc. vamos “ver”, “interpretar” e “reagir” a partir da maneira como vemos as coisas. Acrescenta-se a essa tendência as crenças que já trazemos conosco dede a infância com por exemplo medo de errar, achar que vai ser difícil, ter a certeza de que não vão gostar da sua opinião, etc. (aqui também você pode listar outras crenças que são suas).

“Pegar” fatos que acontecem e generalizar como se fossem A verdade, e trazer pensamentos à mente como se fossem velhos amigos é que faz com que muitos lideres confundam o lado pessoal e humano com o lado técnico e pragmático.

Se você faz uma análise SWOT e descobre aspectos positivos e preocupantes a respeito da economia, ótimo. Significa isso: dados colhidos, a partir de uma análise técnica e isenta, da realidade.  De forma técnica você vai identificar ações para minimizar os preocupantes e aproveitar os positivos. Assim, se o mercado tem tido a tendência em ter vários prestadores do mesmo serviço ou serviços semelhantes talvez você deva diversificar e não ficar com medo de perder o cliente. O medo de perder o cliente (medo que é seu já que não perdeu: é uma fantasia ou expectativa) pode leva-lo a perder mesmo já que você não conseguirá enxergar alternativas em função da insegurança que o medo provoca.

O que pensamos dirige nossa maneira de enxergar a vida. Se você acha que tudo é difícil vai enxergar assim, vai agir a partir dessa premissa e provavelmente vai ter dificuldade em lidar com as situações que a vida apresenta, na medida em que acontecem a cada momento, encontrando soluções para aquelas que realmente são (e não imaginariamente seriam) difíceis, e que na naquele momento É um problema

Aqui vai uma sugestão para melhorar sua eficiente e tornar sua vida mais “leve”. Faça duas colunas em um papel. De um lado coloque os fatos e do outro suas crenças. Preste atenção nos fatos e corte os pensamentos resultado das crenças mantendo sua atenção nos fatos previamente identificados e escritos. Dessa forma você vai se libertar das crenças e agir de maneira livre, proativa e resolutiva sobre os fatos. Experimente.





Nenhum comentário:

Postar um comentário