sexta-feira, 9 de maio de 2014

Sucessão: CEO, você não é o único que se preocupa com quem pode contar.

Como escrito, você não é o único a se preocupar com o tema sucessão. Mas talvez esteja no grupo da maioria dos que não agem para resolver essa preocupação. Ao tomar isso como ação você vai se destacar, evitar descontinuidade e diminuir sua angustia (preocupação drena energia e alimenta seu estresse!).

A literatura aponta barreiras a fazer com que essa iniciativa se concretize. São elas: falta de visão de futuro, pouco apoio ou importância atribuída ao tema pelo CEO, fraco desempenho da organização, que gera pressão para o curto prazo, e falta de atenção ao desenvolvimento de lideranças (Dutra & Veloso, 2013, p.42[1]). Acrescento a elas a dificuldade que todos nós temos (consciente ou inconsciente) de, no fundo, não querer que ninguém ocupe o nosso lugar e, por conta disso, acabar (consciente ou inconsciente) boicotando o processo. E, na hora “H” ficamos na mão da nossa própria armadilha, prejudicando a empresa e a nossa imagem. Pense nisso.

Talvez você esteja em um desses casos, o que não significa que deva se manter nele, aproveitando a oportunidade, fazendo a diferença nesse quesito também.

Se você achar que isso é importante, identifique os potenciais sucessores. Demande à área responsável um plano de acompanhamento do desempenho dos mesmos e de identificação de perfil alinhado à posição a ser sucedida. Seis meses de acompanhamento parece um tempo suficiente para você validar os potenciais sucessores. Identificados estabeleça um plano de desenvolvimento, novamente com ajuda de área responsável. Acompanhe mensalmente.

Monitorar o programa de sucessão é fundamental. E se preciso faça um processo de coaching que contribua para o manejo da sua necessidade de poder e ambição, necessidade essa que neste contexto pode ser o maior obstáculo a você se dedicar a formar seu sucessor.







[1] DUTRA, J.,VELOSO, E.F.R. Desafios da gestao de carreira. Sao Paulo: Atlas, 2013.

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