segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Meditação: lidando melhor com as demandas profissionais

A meditação vem “se aproximando” cada vez mais de todos nós. Interessante como uma pratica, tida como pouco importante até pouco tempo atrás, vem sendo adotada por pessoas em diferentes contextos em nossa cultura. “Nessa onda”, o mundo organizacional começa a usar dessa e de outras praticas na tentativa de diminuir o estresse provocado por longos períodos de trabalho cobrados de seus colaboradores. Recentemente mencionei o trabalho de Tony Schwartz[1] onde, dentre as perspectivas que sugere sejam atendidas para que aumentemos nosso nível de energia dentre as perspectivas que sugere sejam atendidas para que aumentemos nosso nível de energia, tem a que orienta que respiremos com controle e consciência da respiração - o que não deixa de ser uma forma de meditação..

Vamos meditar: melhora a saúde, fortalecer o sistema imunológico, favorece a concentração, desperta sensações de serenidade e bem estar, e aumenta a produtividade. Como sugere David Gelles[2] use da técnica de meditação Mindfulness: "esvazie” a mente sem julgamento, buscando acalmar a mente e, preste atenção na respiração (ficando presente no movimento de inspiração e expiração).

Venho praticando essa forma de meditação e sugerindo a meus clientes que o façam juntamente com ações voltadas ao desenvolvimento de competência, à alimentação, à atividade física e ao limite de tempo dedicado ao trabalho. Os relatos têm sido positivos principalmente na diminuição do grau de ansiedade e na melhor experiência das atividades diárias evitando doenças resultado do estresse.


[1] http://theenergyproject.com/about/tony-schwartz
[2] http://www.strategy-business.com/article/00336?gko=9663c&cid=BL20150528&utm_campaign=BL20150528



[1] http://www.strategy-business.com/article/00336?gko=9663c&cid=BL20150528&utm_campaign=BL20150528

Nenhum comentário:

Postar um comentário