quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Como fazemos nossas escolhas de acordo com o Dr. William Glasser


Confira os 10 axiomas da Teoria da Escolha[1]:
1.    Só podemos controlar o nosso comportamento.
2.    A única coisa que podemos fornecer ao outro é informação.
3.    Todos os problemas que temos de “longa duração” são problemas de relacionamento.
4.    O problema de relacionamento é sempre parte de nossa vida presente.
5.    O que aconteceu no passado tem tudo a haver com o que somos hoje, mas somente podemos satisfazer nossas necessidades atuais básicas agora (no presente) e planejar continuar a satisfazê-las no futuro.
6.    Somente podemos satisfazer nossas necessidades satisfazendo nossas “imagens” de “mundo ideal”.
7.    Tudo o que fazemos é comportamento.
8.    Todo comportamento, em sua totalidade, é resultado de quatro componentes: ação, pensamento, sentimento e fisiologia.
9.    De forma geral o comportamento, como um todo, é escolhido, mas somente temos controle direto sobre os componentes ação e pensamento. O nosso sentimento e fisiologia somente podem ser  controlados indiretamente por meio do como escolhemos agir e pensar.
10. Todos os comportamentos são designados por verbos e nomeados por meio da parte que é mais reconhecida.

Complementando os dois primeiros axiomas, ainda segundo o psiquiatra, cada um de nós é responsável pelo seu próprio comportamento, já que somos nós os únicos a poder controlá-lo e, portanto, temos a possibilidade de construir aspectos positivos nas nossas vidas.

O pesquisador chama nossa responsabilidade quanto à qualidade de informações que fornecemos ao outro já que é a única coisa que podemos fazer pelo outro.

Tecendo considerações sobre o quarto e quinto axiomas, o pesquisador afirma que devemos evitar olhar para nossas experiências vividas na infância já que nossas questões psicológicas são vivenciadas no presente. Dessa forma o que temos que fazer, segundo ele, é melhorar a qualidade dos relacionamentos que vivemos no “aqui e agora” (suportando, encorajando, ouvindo, aceitando, respeitando, confiando e negociando as diferenças).

Outro aspecto relevante da Teoria esta relacionado com nossa identificação e satisfação de nossas necessidades básicas (quinto axioma), que o pesquisador afirma estarem relacionadas à sobrevivência, ao amor e pertencimento, ao poder, à liberdade e à diversão. Dessa forma temos que buscar satisfazê-las se quisermos aumentar nosso nível de satisfação e bem estar. Um caminho é nos utilizarmos de imagens pré-concebidas, que todos nós temos, do como atender à essas necessidades e usarmos nossos comportamentos na busca por realizá-las por meio do controle sobre nossas ações e pensamentos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário