Você sabia que o
ambiente tem forte influência sobre o que e como as pessoas aprendem?
Existe uma forte
correlação, com base em evidências neurocientíficas, de que o ambiente
interfere nas sinapses (conexões entre as células cerebrais).
Para que essa
correlação seja positiva, ou seja, conduza ao aprendizado o ambiente deve
garantir a motivação da pessoa para que, aquela pratica/atividade desejada,
aconteça. Sem motivação para tal, o individuo não terá vontade de aprender. Ele
pode até fazer o que se demanda por um momento, para evitar algum tipo de
punição, mas não aprende levando à uma mudança de comportamento efetiva.
Está provado (por
meio da Neurociência, Psicologia, Antropologia, entre outras ciências que
estudam o ser humano) que se o meio provocar a intenção e a ação para aprender,
ela ocorrerá. Se não provocar não ocorrerá.
A neurociência,
por exemplo, afirma que o ambiente causa mudanças anatômicas e funcionais no
cérebro e que a quantidade de neurônios e as conexões (sinapses) entre eles
muda dependendo das experiências pelas quais se passa. Outra descoberta é a de
que o cérebro é plástico o que significa, entre outros aspectos, que ele se
modifica em contato com o meio durante a vida toda.
Outro achado,
embora seja óbvio, mas esta comprovadíssimo pela ciência, é a de que é preciso
estar motivado para aprender o que se pretende ensinar. A motivação depende do
significado que o aprendizado tem para a pessoa. Deve estar relacionada,
necessariamente, com a biografia (historia de vida, personalidade, valores,
etc.) da pessoa (tem que fazer sentido para ela) e tem que despertar
curiosidade.
Veja o que diz o
Dr. Ivan Izquierdo: “Da mesma forma que sem fome não aprendemos a comer e sem
sede não aprendemos a beber água, sem motivação não conseguimos aprender”. E o que afirma Vygostky: “A cognição tem
origem na motivação. Mas ela não brota espontaneamente, como se existissem
algumas crianças com vontade – e naturalmente motivadas – e outras não [...] Se constitui
pelas experiências sociais e, a importância do ambiente nesse enfoque é
fundamental".
Considerando as
reflexões acima, educar (treinar, desenvolver) pressupõe motivar. Motivar
pressupõe criar um ambiente favorável que desperte a curiosidade das pessoas. Se
educar pode ser entendido como qualquer ação ou processo de interação humana
que tenha por objetivo transformar a si mesmo e ao outro, empresas e gestores, pais
e escolas cuidem do ambiente!
Lideres, ficar
responsabilizando o colaborador pela baixa aprendizagem e entrega é ter uma
visão míope da situação e perder uma oportunidade enorme de promover a inovação
e ganhos de produtividade com aumento da competitividade. Cuide do ambiente e
da forma como você se comunica. Aproveite de forma proativa o que a Neurociência
(Psicologia e outras ciências) traz como
descoberta para os ambientes em geral (o que incluem os organizacionais), e faça da educação e da gestão
processos capazes de extrair das pessoas seu pleno potencial para o trabalho.
Referencias usadas
neste post:
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