quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Você sabia?

Você sabia que pesquisas têm demonstrado que os seres humanos tem uma necessidade fundamental de “pertecimento” (sentirem-se pertencendo e aceitas em grupo), sendo incrivelmente sensíveis ao seu contexto social, tendo aversão à exclusão social? E que a intensidade percebida quanto ao atendimento dessa necessidade impacto fortemente no seu estado motivacional?

Esse e outros achados da neurociência têm demonstrado que devemos considerar as respostas sociais e emocionais, bem como as necessidades dos outros para que possamos compreender nossos comportamentos/respostas (e dos outros). Pesquisas nessa área apontam que nós seres humanos somos extremamente sensíveis do ponto de vista social. Em outras palavras: “nosso cérebro é um o
órgão social. Suas reações psicológicas e neurológicas são diretamente e profundamente formatadas por interações sociais” (David Rock, 2006).

Conhecer como nosso cérebro reage aos estímulos do meio ambiente, o que vem sendo estudado por meio da neurociência, pode nos ajudar a direcionar o entendimento dos fatos, evitando “leituras” ameaçadoras bem como a lidar melhor com as pessoas com quem convivemos minimizando situações de conflito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário